quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Comunidade Diversidade Funcional no Orkut

Caro leitor, precisamos de você!

O texto abaixo é de uma comunidade no Orkut. Você está convidado a fazer parte. Mesmo que você não tenha nenhuma diferença funcional, como membro da diversidade humana você também é nosso convidado. Junte-se a nós!

O espaço para o texto de abertura da comunidade é limitado. Lá você encontrará uma desse post.

Comunidade DIVERSIDADE FUNCIONAL
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=75291029


Esta comunidade acredita que é possível mudar radicalmente a terminologia usada para se referir às pessoas diferentes, especialmente as diferenças físicas, visuais, lingüísticas e intelectuais.

Estamos (mal) acostumados a usar termos que enfatizam uma suposta limitação física. São termos preconceituosos e inadequados, como deficiente, deficiência, pessoa deficiente, portador de deficiência, portador de necessidades especiais, e assim por diante.

O modelo de homem padrão tornou-se um conceito, uma medida com a qual se avalia o desempenho do corpo e das pessoas. O que não cabe nesta medida é descartado, é inadequado, é tratado como inferior. O que ficou conhecido como "deficiência" foi inventado exatamente dessa forma. O funcionamento dos órgãos e partes do corpo precisou ser adjetivado desde então, e a chamada "deficiência", embora gramaticalmente um substantivo, tornou-se, para efeitos práticos, um adjetivo de exclusão... "deficiência" é exatamente isto: ineficiência.

Então, junte-se a nós e mude sua maneira de falar, escrever e pensar:

Vamos substituir a palavra “deficiência” por DIFERENÇA FUNCIONAL.

Vamos substituir o coletivo “pessoas deficientes” ou “pessoas portadores de deficiência” por DIVERSIDADE FUNCIONAL.

Se você é cadeirante, você tem uma diferença funcional física.

Se você é cego, tem uma diferença funcional visual.

Os surdos possuem uma diferença funcional lingüística.

A deficiência mental recentemente passou a ser chamada de deficiência intelectual, mas vamos nos referir a essa condição como diferença funcional intelectual.

Não somos ineficientes (“deficientes”), apenas funcionamos de maneira diferente!

Somos todos diferentes e precisamos (eu, você, nós todos!) compreender de uma vez por todas que nossas diferenças (a minha, a sua, as nossas!) é de fato nosso maior patrimônio. Com nossas diferenças formamos a rica diversidade humana!

* * *
Palavras-chave: diversidade funcional; diferença funcional; pessoas com deficiência; pessoas portadoras de deficiência; pessoas deficientes.

Nenhum comentário: